O PAPEL TRANSFORMADOR DA MÚSICA
A Ong Sol Maior desenvolve, desde 2007, em Porto Alegre, um projeto de inclusão social, que muda a vida e a perspectiva de futuro de centenas de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade. Acreditando no papel transformador da arte, o projeto oferece oficinas gratuitas de música e dança a 450 alunos, num ambiente de grande acolhimento afetivo e com a prática cotidiana de valores éticos. A instituição exige que os alunos estejam matriculados no ensino público regular e já atendeu diretamente mais de 2900 pessoas, entre 06 e 17 anos, desde o início de suas atividades.
Associação civil de direito privado, de caráter educacional e sem fins lucrativos, a Sol Maior atende atualmente 450 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Mais de 2500 pessoas já participaram das oficinas da instituição, que aposta na transformação social através da música – instrumental e canto coral – e da dança, e no cultivo de valores sólidos, como respeito, disciplina, ética, responsabilidade e solidariedade. Cerca de 10 mil pessoas, entre famílias, comunidades e escolas já foram beneficiadas pela Sol Maior.
COMO FUNCIONA O PROJETO
As oficinas gratuitas de música instrumental, dança e canto coral são oferecidas no turno inverso ao da escola, e todos os instrumentos necessários ao aprendizado são oferecidos pela instituição. Os alunos recebem alimentação, cartão assistencial de passagens, uniforme, material pedagógico e participam de atividades culturais e de entretenimento proporcionadas pela Sol Maior. A instituição oferece oficinas de violão, cavaquinho, bandolim, teclado, flauta, percussão, bateria, dança e canto coral. As atividades são realizadas no Multipalco do Theatro São Pedro – o espaço cultural mais prestigiado de Porto Alegre – e na sede da ACBERGS, no bairro Humaitá, situada na periferia da capital gaúcha.
O projeto oferece ainda a oportunidade de apresentações públicas em escolas, asilos e hospitais. No encerramento das atividades anuais, os alunos realizam um sonho, antes inatingível, o de se apresentarem no palco do Theatro São Pedro, o mais antigo e prestigiado da capital gaúcha .
As ações da Sol Maior – associação civil de direito privado, de caráter educacional e sem fins lucrativos – buscam estar em consonância com o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente – oportunizando o acesso a um espaço de proteção social. Assim, a instituição tem registro no Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS – e no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA.
PREPARAÇÃO PARA O FUTURO
O Projeto Vida, da Sol Maior prepara os alunos em fase emancipatória, para ingressarem no mercado de trabalho, através de oficinas específicas, de qualificação e orientação profissional, identificando suas habilidades e interesses. Após esta etapa, a Sol Maior, os encaminha ao mercado de trabalho, através de parcerias. Atualmente, o Projeto Vida, criado em 2017, pode se orgulhar de seus resultados, pois 95% dos alunos egressos da instituição já estão atuando no mercado de trabalho.
RESULTADOS
✅ Índice de evasão zero na Sol Maior – desde 2007, nenhum aluno deixou o projeto por vontade própria.
✅ Alto índice de frequência às oficinas – 95% dos alunos tem frequência regular às classes oferecidas.
✅ Aprovação escolar em larga escala – 98,5% dos assistidos obtiveram aprovação escolar.
✅ Ingresso no mercado de trabalho – 94% dos alunos egressos da Sol Maior já estão empregados ou em estágio profissional.
✅ Ingresso em universidades – cerca de 13 adolescentes que concluíram seu ciclo na instituição já estão em Universidades.
✅ Público beneficiado diretamente –2.950 crianças e adolescentes usufruíram do trabalho de inclusão social da Sol Maior.
✅ Público beneficiado indiretamente –12.400 pessoas – grupo familiar e comunitário de cada criança e adolescente.
✅ Participação das famílias – 92% das famílias dos alunos participam ativamente das atividades da Sol Maior.
SOL MAIOR NA PANDEMIA
A missão da Sol Maior continuou incessante desde o início da pandemia do Covid 19. A partir da determinação de isolamento social, em março de 2020, a instituição passou a oferecer oficinas de música e dança, através de seu canal no Youtube, além de promover encontros on line com apresentações musicais, jogos e gincanas. Os alunos e suas famílias passaram a ter também atendimento psicológico oferecido pela Sol Maior, neste período.
Neste período a atenção da entidade se voltou também para prover o sustento básico das famílias, grande parte atingida pelo desemprego. Cerca de 28 toneladas de alimentos foram entregues em 2020, além de kits de higiene e limpeza, calçados e cobertores, totalizando mais de 2700 pessoas beneficiadas.
Em 2021, a entidade deu continuidade ao provimento de cestas básicas às famílias mais carentes, e está realizando visitas semanais às vilas, entregando kits lanche e materiais de higiene. As oficinas online permanecem bem como o atendimento psicológico aos alunos e suas famílias.
Em breve, a volta das aulas presenciais se tornará realidade.
HISTÓRICO
A Sol Maior foi criada em 2007, por Maria Teresa Campos e César Franarin, tendo como sede a Fundação Pão dos Pobres e apenas 50 alunos. Em 2012, passou a funcionar em salas do Multipalco do Theatro São Pedro, atendendo cerca de 130 crianças e adolescentes em parceria com a Associação dos Amigos do Theatro São Pedro. Em 2014, diante da crescente e constante demanda, a entidade triplicou o número de alunos, passando a atender também na ACBERGS – Associação das Creches Beneficentes do Rio Grande do Sul, na Comunidade Humaitá. Desde 2019 a Sol Maior atende simultaneamente 450 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
Hoje, a instituição tem uma equipe de 20 pessoas, entre coordenadores, educadores, monitores, auxiliares administrativos e assessores.
MISSÃO
Promover o desenvolvimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, buscando, através da educação em música e dança, criar oportunidades para que possam exercer plenamente seu potencial como pessoas e cidadãos.
VISÃO
Ser organização referência no desenvolvimento da cidadania de crianças e adolescentes, por meio da educação em música e dança.
VALORES
UMA EQUIPE BEM AFINADA